Rio grande do Sul e a Energia Solar

828 Views

O Rio Grande do sul tem tido um crescimento exponencial a cada ano na geração de energia solar, ocupando a segunda colocação no país em potência instalada. Normalmente, as pessoas imaginam que no Rio Grande do Sul a geração de energia é menor devido às baixas temperaturas do inverno.

Mas o que elas não sabem, é que as placas solares são produzidas para possuir um melhor rendimento em temperaturas de 25º Celsius e no RS, essa é a temperatura média, mantendo uma excelente eficiência dos painéis solares. Outro fator importante a radiação global média no nordeste é de 5,9Kwh/m² e na região sul é de 5,2Kwh/m², uma diferença de apenas 0,7Kwh/m² entre as duas regiões.

 

O Rio Grande do Sul, atualmente, possui cerca de 4 mil sistemas de energia solar instalados no estado, gerando um total de 46 ml KW.

Alguns fatores que fazem com que a energia solar compense no Rio Grande do Sul são os valores cobrados pelas concessionárias de energia, além disso o RS isentou o ICMS sobre a geração distribuída conforme sugerida pelo CONFAZ.

Muitas pessoas já investem em energia solar no Rio Grande do Sul, conseguindo reduzir em média 75% da conta de energia elétrica, muitas vezes pagando apenas a taxa da distribuidora.
A Nettelin é especializada em instalação de sistemas de energia fotovoltaica e você pode fazer um orçamento, clicando aqui.

Deixe seu comentário!