Sistema solar fotovoltaico e baterias

717 Views

O Brasil tem investido cada vez mais em energias renováveis, como a energia solar fotovoltaica. Essa tecnologia possui diversos benefícios, como por exemplo a longa durabilidade dos painéis solares, a economia financeira na conta de luz e a fácil manutenção, sendo necessário apenas uma limpeza periódica.

Um sistema solar fotovoltaico padrão é composto de painéis solares, inversor, sistema de monitoramento da energia produzida e a estrutura, onde serão instaladas as placas solares.O sistema funciona da seguinte forma: os raios solares são captados pelas placas solares e transformados em energia, passando pelo inversor e abastecendo as residências ou empreendimentos. A maioria dos sistemas nas residências é o sistema on-grid, onde este é conectado a rede externa, e o excesso da energia gerada é devolvida para a rede elétrica, gerando créditos e economia aos usuários. Você pode ler mais sobre, em nosso e-book, clicando aqui.

O outro sistema existente, é o sistema off-grid, que significa que o usuário não está conectado a rede externa e sim a uma bateria, que armazena o excedente da energia gerada. As baterias recebem corrente contínua gerada pelos painéis controlados através de um controlador de carga, muitas vezes embutidas em um inversor, porém existem baterias que possuem o próprio inversor. O sistema off-grid é usado preferencialmente durante a noite ou em dias em que o sol não aparece onde a energia armazenada na bateria é consumida.


Quando instalar um sistema off-grid?
Isso depende de como a sua distribuidora de energia compensa a sua energia solar. A maioria das distribuidoras oferece medição líquida completa, significando que você recebe créditos e já passa a economizar quase que imediatamente. Significando que você não terá economias adicionais utilizando baterias. O Sistema Off-Grid tem suas vantagens em locais onde a energia tradicional não chega, por exemplo, em fazendas ou no interior de algumas cidades.

 

Deixe seu comentário!