Inversor Solar – As peças de um sistema fotovoltaico

805 Views

O Inversor é parte do sistema de energia fotovoltaica, ele é responsável por inverter a energia elétrica gerada pelos painéis de corrente contínua para corrente alternada. Ele também garante a segurança do sistema e ajuda a medir a energia gerada pelos painéis

E onde ele é instalado?


Em residências o inversor(inverter) é instalado normalmente próximo ao quadro de luz, em um local abrigado da luz do sol, do calor e da água. Em empresas, indústrias, que demandam uma maior geração de energia, há uma necessidade de um inversor maior e por vezes os aparelhos ficam em salas especiais, somente para eles.


O inversor pode ser conectado em qualquer aparelho?


Sim, a maioria dos inversores são compatíveis com todos os aparelhos domésticos, como televisores, computadores, máquinas de lavar roupa, entre outros. Apenas equipamentos cirúrgicos necessitam de outros aparelhos.

 

Quais as principais características:

 

1 – Inversor Solar sem Transformador: Alguns aparelhos não possuem transformador e portanto são mais leves e geram menos calor, mas no Brasil, é uma exigência das distribuidoras ter transformador na peça.

2 – Graus de proteção: Caso seu aparelho for instalado em local aberto, é importante ficar atento aos graus de proteção contra água e poeira.

3 – Eficiência do Inverter: A eficiência do inverter é medida em porcentagem, indicando a eficiência da conversão de corrente contínua para corrente alternada. 94% é a eficiência considerada aceitável.

4 – Possibilidade de conectar seu inversor ao computador: Com um inversor conectado ao computador é possível medir a eficiência do seu sistema de qualquer lugar do mundo, inclusive fazendo comparações e gráficos.


Você pode conferir mais sobre outras partes do sistema fotovoltaico conhecendo o nosso blog, clicando aqui. A Nettelin oferece um serviço de ponta para quem quer instalar o seu sistema solar fotovoltaico, clique aqui para solicitar um orçamento e começar a economizar com energia elétrica.

Deixe seu comentário!