Energia Solar Fotovoltaica – Você sabe como funciona?

860 Views

Como funciona o sistema de energia solar

O que você acharia de alimentar a sua casa ou empresa com uma energia 100% limpa, eficiente e que garantiria uma economia gigante? Com a energia solar fotovoltaica, essa já é uma realidade, e o melhor, ela é viável para diferentes pessoas. Com a aquisição de um kit Nettelin e uma instalação adequada, você irá colher os benefícios a médio e longo prazo.
Antes de optar pela energia solar e ter uma grande economia é importante saber como o sistema funciona. Tendo isso em mente, os seus resultados serão melhores.

Preparamos um guia para explicar tudo isso para você, confira:

O que é energia solar?

A energia solar é o raio de sol ou a luminosidade, advindo a partir da irradiação. O sol é um grande produtor de energia contínua e com um potencial infinito. Os raios solares que cruzam a atmosfera e garantem a vida na terra tem uma enorme capacidade energética, que com os equipamentos corretos pode ser transformada em energia térmica ou elétrica.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Para saber como funciona a energia solar fotovoltaica é preciso saber que as células dos módulos contém um material semicondutor. Há uma disposição de painéis fotovoltaicos e cada módulo tem dezenas de células. Quando a luz entra em contato com o semicondutor existe uma movimentação de elétrons, devido à diferença de potencial dos elementos, cria-se uma corrente elétrica contínua, sendo assim direcionada para o inversor e transformada em corrente alternada, que é a energia utilizada no nosso dia-a-dia.

A energia fotovoltaica possui dois tipos de sistemas, o sistema on-grid que é ligado a rede elétrica e o sistema off-grid que é ligado a baterias. Você pode conferir mais sobre as principais vantagens e desvantagens desses sistemas nesse aqui.

Mas e se chover ou durante a noite, o que acontece?

No caso dos sistemas off-grid, os painéis solares geram energia que pode ser armazenada em baterias, neste caso, toda casa ou empreendimento funcionará normalmente, mesmo em dias nublados ou de noite. Já nos sistemas on-grid, aqueles que não usam baterias, a energia elétrica é transmitida na rede da concessionária, que funcionará como uma imensa bateria, sendo compensada na forma de créditos na conta de luz, reduzindo as despesas.

E quais os benefícios de utilizá-la?

Energia solar possui diversas vantagens, começando pela versatilidade, os projetos podem ser executados em residências ou empresas. Uma mesma estrutura pode gerar energia para um ou mais locais, desde que eles estejam relacionados na mesma conta de energia. Não podemos, claro, deixar de mencionar que após o investimento inicial de aquisição e de instalação, você começará a perceber a diminuição na conta de luz, você conseguirá reduzir drasticamente as despesas.

Um sistema de energia solar fotovoltaica também é um sistema sustentável e ambientalmente correto, sendo uma energia limpa e renovável e que apresenta uma alta durabilidade.

Agora que você já sabe como funciona o Sistema de Energia Fotovoltaico, que tal fazer o cálculo para ver quanto você pode economizar? Clique aqui para fazer o cálculo!

Deixe seu comentário!